Thiago Marques
Contribuição de Tamires Tamares
Foi realizada na noite de ontem, terça-feira, 22, no Museu de Artes Assis Chateaubriand, a conferência de abertura do primeiro Encontro de Educomunicação que propõe, segundo a coordenadora do evento, prof.ª Drª Robéria Nascimento, “debater o papel da mídia no processo de educação”. O evento é uma parceria entre o departamento de comunicação social da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e o curso de Educomunicação da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande).
A palestra de abertura foi realizada pelo professor Dr. de Comunicação Social da UEPB, Luís Custódio. O doutor falou sobre as múltiplas funções e aplicações possíveis da educomunicação na sociedade contemporânea e mostrou-se preocupado com os conteúdos apresentados nas mídias (rádio, tv...). A segunda explanação foi executada pela coordenadora da graduação em educomunicação da UFCG, Daniella Andrade. A professora explicou o conceito de educomunicação e contou a trajetória e o perfil do curso, pioneiro no Brasil. De acordo com Daniella, o educomunicador busca soluções para uma comunicação e leitura mais crítica da mídia nos processos sociais.
Os dois palestrantes debateram ainda as práticas educomunicativas no segmento familiar. “Eu e a professora Daniella falamos da necessidade das famílias se envolverem nessa discussão para melhor trabalhar os processos educativos junto aos seus filhos. Continuo acreditando que os pais que tenham uma formação educomunicativa, possam render mais na educação de seus filhos”, afirmou Custódio.
Podem participar do encontro pessoas interessadas em compreender o papel da mídia enquanto ferramenta educativa. Os debates acontecerão até sexta-feira, nos períodos da manhã e noite, no Museu Assis Chateubriand.
Nenhum comentário:
Postar um comentário