O Instituto Paraibano de Combate ao Câncer (IPCCAN) é uma oscip que atua em Campina Grande desde 2007 no apoio às crianças com câncer. Ligada ao instituto, funciona uma Casa de Apoio (CACC) a essas crianças, sediada no bairro da Prata, nesta cidade. A estrutura física existe, mas o corpo humano que dela faça uso ainda é bastante reduzido: há atendimento psicológico nas quartas-feiras e pedagógico nas quintas-feiras.
Às segundas, após tomarem sua dose de quimeoterapia no Hospital Universitário Alcides Carneiro, centro de referência no tratamento do câncer para a população mais carente, as crianças que moram noutros municípios e estão em condições físicas, uma vez que ficam muito abaadas quando tomam a dose da químeo, vão até a Casa, onde ficam albergadas, juntamente com seus acompanhantes. No local, elas recebem refeições balanceadas e dispõem de brinquedos e jogos para se distraírem. As crianças que são de Campina Grande também frequentam o Instituto, onde passam o dia "de brincadeiras", na medida do possível.
No intuito de facilitar a vivência dessas crianças no combate à doença, alunas dos cursos de Comunicação Social e Letras da Universidade EStadual da Paraiba mobilizaram-se numa campanha para atrair alunos da Universidade a se engajarem na luta junto às crianças. A ideia é que cada aluno possa, de acordo com o curso que frequenta, colaborar, integrando as atividades da Casa de Apoio - estudantes de fisioterapia, psicologia, enfermagem, serviço social...
Para Abisague Cavalcanti, uma das mibilizadoras, todos podem e deveriam ajudar com o conhecimento adquirido nesses cursos. Abisague é aluna do curso de Letras e pretende trabalhar com as crianças literatura e teatro, num universo lúdico que busque essas crianças de seu cotidiano cheio de remédio e seringas, seu "bicho-papão".
As autoras afirmam que o projeto está sendo escrito com fundamentação teórica e que pretendem levá-lo à UEPB, transformando-o, quiçá, numa atividade de extensão da Universidade.
Para quem quiser colaborar, o link do instituto: http://www.ipccan.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário